• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 89

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O potencial pedagógico da videoaula no aprender Matemática 

      Silva, Jaqueline Antunes da (2018-07-27)
      O presente estudo teve por objetivo analisar o potencial pedagógico do vídeo no aprender Matemática. Para tanto, foram produzidas duas videoaulas sobre o assunto exponencial e apresentadas a três turmas de alunos selecionadas. ...
    • A tradução da Matemática em contexto de interdisciplinaridade: um estudo de projetos vivenciais do Ensino Médio Politécnico 

      Soares, Gláucia Potenza (2018-07-27)
      Este trabalho analisou a maneira como a Matemática foi traduzida nos projetos vivenciais dos Seminários Integrados, desenvolvidos por uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Politécnico, em contexto interdisciplinar. ...
    • A contribuição do origami na geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos na formação dos professores de matemática 

      Gonçalves, Elisane Strelow. (2018-08-07)
      A presente dissertação tem como principal objetivo construir com os sujeitos da pesquisa técnicas de origami, de forma a estimular as habilidades que levam à compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa foi realizada ...
    • Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul 

      Silva, Vânia Dal Pont Pereira da (2018-08-22)
      O uso do vídeo é uma realidade da sociedade atual e grande parte dos estudantes assistem vídeos em diversas plataformas, tanto para lazer, quanto para estudar. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a ...
    • A integração do GeoGebra no estudo de funções 

      Mathias, Daniele Galvão (2018-08-22)
      A presente pesquisa buscou compreender o potencial pedagógico da integração do software GeoGebra ao estudo de funções: afim, quadrática exponencial e logarítmica. Os sujeitos de pesquisa foram alunos do nono semestre do ...
    • Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com números" (1956-1960) 

      Araújo, Francine Fernandes (2018-08-28)
      O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números ...
    • Interdisciplinaridade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio 

      Nogueira, Neslei Noguez (2018-08-31)
      Este trabalho estuda a presença dos conceitos de Interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com vistas a compreender as ...
    • Memórias da professoralidade: trajetórias de professores de matemática da cidade de Pelotas 

      Silva, Cris Elena Padilha da (2018-08-31)
      Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), referente à linha de pesquisa História, Currículo e Cultura. Identifica-se com ...
    • Multiplicação: ensinar e aprender em turmas de alunos surdos do Ensino Fundamental na Escola Especial Professor Alfredo Dub 

      Böhm, Fabiane Carvalho (2018-09-28)
      Este trabalho objetiva compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos, a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula. A pesquisa tem caráter qualitativo e optou-se ...
    • A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita 

      Aleixo, Heniane Passos (2018-11-26)
      A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como um estudo de caso e teve como objetivo investigar a construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita. O sujeito de pesquisa é uma aluna ...
    • O ensino de frações para crianças em situação de vulnerabilidade 

      Castro, Francine Lacerda (2019-02-25)
      Este trabalho buscou responder a questão de pesquisa: Quais as contribuições de jogos digitais aliados ao uso de materiais concretos no ensino e aprendizagem de frações em um grupo de crianças e jovens residentes em uma ...
    • Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas matemáticas de um grupo de professoras alfabetizadoras 

      Silveira, Sílvia Raquel Islabão da (2019-02-28)
      A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Processos ...
    • Anos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometria 

      Morais, Talia Rodrigues de (2019-03-08)
      Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de vídeos didáticos por professores no ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com professores da ...
    • Experiências de si: formas de fazer cotidiano em sala de aula 

      Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues (2019-03-13)
      O presente texto apresenta uma pesquisa sobre experiências de si de vinte e um estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na periferia do município de Pelotas-RS. O estudo fez aproximações com o ...
    • Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos 

      Paulo, Rafael dos Reis (2019-03-19)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas ...
    • Matemática moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (1964-1979) 

      Heidt, Makele Verônica (2019-03-23)
      A presente pesquisa, de cunho histórico, visa investigar como a Matemática Moderna foi apropriada no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), nas décadas de 1960 e 1970. A instituição referida é uma escola ...
    • Déficit/deficiência intelectual e suas relações com a educação matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas. 

      Pereira, Lidiane Maciel (2019-03-25)
      Este trabalho versa sobre a Educação Inclusiva em prol de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sob o enfoque da Educação Matemática. Nesta dissertação será abordado um Estado do Conhecimento sobre pesquisas ...
    • Encontros com a docência: as visões dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas 

      Hirdes, João Carlos Roedel (2019-03-29)
      Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como os docentes egressos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – CLMD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel se constituíram professores. Após atravessar ...
    • Utilização de videoaulas de matemática na educação de jovens e adultos 

      Lupi, Marcia Estela Argüelles (2019-04-09)
      Este trabalho refere-se a Pesquisa do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de Tecnologias e Educação Matemática, que investigou como a utilização de videoaulas com conteúdos ...
    • O que dizem os Tradutores Intérprete de Libras sobre atuar em disciplinas de matemática no ensino superior 

      Porto, Nádia dos Santos Gonçalves (2019-04-11)
      A presente dissertação tem por objetivo, além de produzir fontes a respeito da atuação dos Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) em disciplinas de Matemática no Ensino Superior, realizar uma análise sobre o que os ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV