• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses por título 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses por título
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PPGEMAT: Dissertações e Teses por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 89

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Alunos surdos e o uso do software Geogebra em matemática: possibilidades para a compreensão das equações de 2º grau 

      Silveira, Cléa Furtado da (2019-04-15)
      O presente estudo tem como temática alunos surdos e o uso do software GeoGebra. A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, construída a partir da ...
    • Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos 

      Paulo, Rafael dos Reis (2019-03-19)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas ...
    • Anos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometria 

      Morais, Talia Rodrigues de (2019-03-08)
      Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de vídeos didáticos por professores no ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com professores da ...
    • Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica 

      Ardais, Ari Blaz Falcão (2024-11-29)
      A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada ...
    • O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961) 

      Brum, Ana Paula Rodrigues (2024-03-23)
      Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) – função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário ...
    • Comunidade de prática e aprendizagem matemática no 1º ano do ensino fundamental 

      Rodrigues, Maria das Graças Kohn (2019-07-19)
      Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo identificar como os integrantes de uma comunidade de prática colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso ...
    • Concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel 

      Fagundes, Jessica Pedroso (2019-07-17)
      Compartilhando das ideias sobre concepções de João Pedro Ponte, buscou-se refletir sobre como se (re)constituem as concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de ...
    • Conhecimento Matemático para o Ensino de equações na Licenciatura em Matemática da UFPel 

      Blank, Frederico da Rosa (2024-03-20)
      Esta pesquisa aborda o Conhecimento Matemático para o Ensino de equações polinomiais pre sente nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de acordo com a teoria do ...
    • A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense 

      Santos, Mélany Silva dos (2019-04-11)
      A presente pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem dois objetivos: o primeiro, a constituição do Fundo Documental ...
    • A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita 

      Aleixo, Heniane Passos (2018-11-26)
      A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como um estudo de caso e teve como objetivo investigar a construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita. O sujeito de pesquisa é uma aluna ...
    • Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel 

      Mevs, Andreza Cardoso Santos (2025-02-26)
      Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. ...
    • A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental 

      Elert, Cristiane Winkel (2023-10-31)
      Esta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento ...
    • A contribuição do origami na geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos na formação dos professores de matemática 

      Gonçalves, Elisane Strelow. (2018-08-07)
      A presente dissertação tem como principal objetivo construir com os sujeitos da pesquisa técnicas de origami, de forma a estimular as habilidades que levam à compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa foi realizada ...
    • Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas matemáticas de um grupo de professoras alfabetizadoras 

      Silveira, Sílvia Raquel Islabão da (2019-02-28)
      A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Processos ...
    • Déficit/deficiência intelectual e suas relações com a educação matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas. 

      Pereira, Lidiane Maciel (2019-03-25)
      Este trabalho versa sobre a Educação Inclusiva em prol de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sob o enfoque da Educação Matemática. Nesta dissertação será abordado um Estado do Conhecimento sobre pesquisas ...
    • Dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul 

      Ferreira, André Nunes (2021-08-26)
      A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Busquei compreender como se manifesta a dimensão afetiva de professores de ...
    • Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula 

      Soares, Luciane Brum (2024-02-29)
      Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores ...
    • Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas 

      Gai, Samara Melo (2023-12-22)
      Esta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática ...
    • Encontros com a docência: as visões dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas 

      Hirdes, João Carlos Roedel (2019-03-29)
      Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como os docentes egressos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – CLMD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel se constituíram professores. Após atravessar ...
    • O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico 

      Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes (2022-12-20)
      Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV